Colóquio Internacional Género, Diversidade e Cidadania

Objectivos:
• Discutir as temáticas transdisciplinares ligadas às questões de género, diversidade cultural e cidadania.
• Contextualizar a reflexão sobre as questões de género e cidadania nas sociedades do Sul da Europa.
• Reconhecer a Ética como dimensão incontornável para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma cidadania inclusiva.
• Divulgar perspectivas sobre a articulação entre a cidadania inclusiva, a participação política e a partilha do poder.
• Identificar os diferentes tipos de simbólicas discriminadoras e problematizar a sua eficácia na exclusão da vida social.
• Reflectir sobre as problemáticas da educação enquanto práticas de empowerment dos diferentes grupos sociais.

Organização: Fernanda Henriques, Filomena Barros, Antónia Conde, Ana Carina Vilares, Cláudia Feitosa, Bertolina Oliveira, Carla Pedrosa, Elisabete Romano, Flávio Silva, Magda Neves, Patrícia Vieira, Saudade Simões. Organização conjunta do Mestrado em Questões de Género e Educação para a Cidadania da Universidade de Évora, do NEHM/CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) e do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
De 01.02.2007 a 03.02.2007
Colégio do Espírito Santo - Anfiteatro 131