AULA ABERTA DE ESTÉTICA E ARTE ACTUAL: GILDA SANTOS CONVERSA SOBRE O LIVRO “METAMORFOSES” DE JORGE DE SENA NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA QUARTA-FEIRA, 7 DE MAIO 15H30M SALA 298 (CES)
GILDA SANTOS CONVERSA SOBRE O LIVRO “METAMORFOSES” DE JORGE DE SENA 7 DE MAIO 15H30M SALA 298 (CES)

Realiza-se no próximo dia 7 (quarta-feira), pelas 15h30m na sala 298 do Colégio Espírito Santo uma Aula Aberta da unidade curricular de Estética e Arte Actual, com a presença de Gilda Santos, Professora Aposentada Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tema da Aula Aberta será o livro Metamorfoses de Jorge de Sena. A entrada é livre.

De acordo com Eduardo Prado Coelho, «Jorge Sena [com os livros Metamorfoses, cuja primeira edição data de 1963,e Arte da Música, de 1968] abriu um hábito e uma prática de convívio entre as diversas áreas da actividade artística (entre a poesia e as artes plásticas, a música erudita ou mesmo Edith Piaf, ou ainda o cinema) que está na base de alguns dos poemas contemporâneos mais sugestivos» (A Noite do Mundo, p. 122).

Breve Síntese Curricular: A Professora Gilda Santos é Doutora em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) com a tese Uma alquimia de ressonâncias: O Físico Prodigioso de Jorge de Sena. Professora de Literatura Portuguesa nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Letras/UFRJ até 2006, pesquisadora do CNPq e Vice-Presidente do Real Gabinete Português de Leitura (responsável pelo Centro de Estudos), onde criou, em 2001, o Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras, sendo sua Coordenadora-Geral desde então e até o momento.

Organização: João Tiago Lima (Departamento de Filosofia)
Em 07.05.2014
sala 298 do Colégio Espírito Santo