Abertas Candidaturas para a Pós-graduação em "Filosofia para Crianças" (Ano lectivo 2014-2015) De 16 de maio a 6 de setembro de 2014

Filosofia para Crianças é uma especialização pós-graduada, criada pela primeira vez no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, e que se destina a quem pretenda  adquirir uma formação renovadora da abordagem dialógica com crianças, nomeadamente pessoas com formação de base em Filosofia e em áreas sociais, Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo. O programa tem formato interdisciplinar e interdepartamental,  cruza a fundamentação teórica com a aplicação prática e centra-se no desenvolvimento de competências mobilizadoras de atitudes de questionamento e destreza de raciocínio em crianças. A estrutura curricular oferece a oportunidade de: aprofundar a exploração de textos de iniciação às questões filosóficas; compreender a estruturação do pensamento inquisitivo das crianças; conceber sessões de Filosofia para Crianças em diversos contextos educativos formais e não formais. Os estudantes obtêm um diploma com uma especialização aplicável ao ensino, à animação de bibliotecas e à iniciativa empreendedora no campo da educação.

Prazos de Candidaturas

16 de maio a 6 de setembro  - As candidaturas submetidas até  15 de julho serão objeto  uma primeira seriação cujos resultados serão divulgados até 25 de julho. Caso o número de vagas seja preenchido, após esta data apenas serão aceites candidaturas para suplentes.

Como efetuar a candidatura

Aceder a  https://siiue.uevora.pt

1. Em termos gerais:
Oferecer um programa de formação de base na área de Filosofia para Crianças, capaz de satisfazer a exigência crescente de qualidade e de conhecimentos, requerida por professores e educadores.
Promover o ensino específico e integrado de novas práticas, de modo a contribuir para a redimensionação da intervenção docente.
Colaborar na promoção de práticas educativas direccionadas para o desenvolvimento de competências cognitivas, criativas e sociais, baseadas no exercício dialógico.
2. Em termos específicos:
Dar a conhecer os programas de Filosofia para Crianças, identificando os seus suportes, estabelecendo a articulação com questões filosóficas e exercitando modelos de organização das sessões.
Aprofundar a exploração de textos de iniciação às questões filosóficas, em articulação interdisciplinar.
Compreender a estruturação do pensamento inquisitivo das crianças.
Conceber sessões de Filosofia para Crianças em diversos contextos educativos formais e não formais.

Diretora do Curso: Profª Doutora Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos (msantos@uevora.pt)

Condições de Admissão
  1. Condições específicas de acesso a este curso: De acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora.
Saídas Profissionais

Especialização no âmbito do ensino.

PLANO DE ESTUDOS

1º semestre

CódNomeÁrea CientíficaECTSDuraçãoHoras
FIL9553 Filosofia para Crianças Filosofia 2.5 Semestral 65