História

Os estudos filosóficos estiveram sempre presentes na Universidade de Évora, quer na sua etapa inicial, de 1559 a 1759, sob a direcção da Companhia de Jesus, quer depois de ter reaberto, em 1979, como uma Universidade nova pública.

Apesar de à sua primeira fase terem ficado associados os professores que redigiram o Curso Conimbricense , Sebastião do Couto e Baltazar Álvares, e professores eminentes como Pedro da Fonseca e Luis de Molina, a Filosofia era, nesses séculos XVI-XVIII, parte do Curso de Artes, que funcionava como preparatório para Teologia. E, embora nos primeiros anos da renovada Universidade de Évora a Filosofia fizesse parte de todos os Cursos de Formação de Professores, só em 1996 passou a haver uma Licenciatura específica em Filosofia. Depois desta criação constituiu-se uma Secção de Filosofia, que proporia ainda, na sua área científica, um Mestrado com três variantes e, mais tarde, um Programa de Doutoramento.  Foi na sequência deste encadeamento de muitos passos, dados ao longo de anos, que em 2009 foi formalmente constituído o actual Departamento de Filosofia.  Um Departamento jovem , portanto, mas assente numa longa história.