Ensino

No nosso 1º Ciclo de estudos em Filosofia – Curso que confere o grau de Licenciado/-a – os estudantes têm, ao longo de três anos, unidades curriculares obrigatórias e optativas, organizadas num plano resultante da adopção do Acordo de Bolonha. No seu conjunto procura-se habilitar os estudantes a identificar e debater criticamente problemas acerca da realidade, do conhecimento e da acção, segundo diversas modalidades de pensamento humano.

A Pós-Graduação em Filosofia para Crianças surgiu da necessidade de corresponder ao interesse crescente por esta área de intervenção filosófica, a que se reconhecem muitas potencialidades educativas, por facilitar o exercício crítico, o diálogo e a criatividade. Com os olhos postos na promoção da dignidade da pessoa e na consolidação da democracia e da cidadania que lhe corresponde, através de actividades teórico-práticas com Crianças, o Curso tem a duração de um ano, findo o qual e após a aprovação em 25 ECTS do respectivo plano de estudos, é atribuído um título de Pós-Graduação.

Para Licenciados, quer em Filosofia, quer noutras áreas científicas, o Departamento oferece um 2º Ciclo (com a duração de dois anos) que permite a obtenção de um certificado do Curso de Especialização (no final do 1º ano), de um diploma do Curso de Mestrado (quando concluída a componente curricular) e confere o grau de Mestre, após a defesa da dissertação final. O Curso tem três áreas de especialização – Filosofia Contemporânea; Filosofia em Portugal; e Ética, Género e Cidadania –, ligadas pelo objectivo comum de capacitar para o debate de questões fulcrais da vida colectiva e do pensamento contemporâneo, possibilitando a sua articulação com a cultura filosófica portuguesa.) com três variantes (Filosofia Contemporânea; Filosofia em Portugal; e Ética, Género e Cidadania).

O 3º Ciclo / Programa de Doutoramento em Filosofia – que confere o grau de Doutor – desenvolve-se, com componentes curriculares lectiva e não lectiva, e apoia-se, por um lado, em investigação realizada pelo Corpo Docente do Departamento, cujos membros pertencem todos a Centros de Investigação financiados pela FCT (CEFi/UCP; CHAIA/UÉ; CIDEHUS/UÉ; CHC/UNL; IFL/UNL; IFP/UÉ; NICPRI/UÉ) e, por outro lado, tem o enquadramento institucional do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora.