Notícias

Foi publicado o Aviso de Abertura de Concurso (AAC) e o Referencial de Mérito (RM) para submissão de candidaturas a projetos de IC&DT em todos os domínios científicos - 2017 - Aviso N.º 02/SAICT/2017.

De 13.03.2017 a 17.05.2017

Na próxima quarta-feira, dia 12, pelas 14h30m na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, realiza-se a Sessão Aberta "Escritores rematam à baliza: o futebol visto pela literatura". Participam Antonio Sáez Delgado (Universidade de Évora e adepto do Atlético de Madrid), João Tiago Lima (Universidade de Évora e adepto da Académica de Coimbra) e Luís Maffei (UFF-Rio de Janeiro e adepto do Vasco da Gama). A iniciativa dirige-se quer a interessados em futebol, quer a interessados em literatura!

Em 12.11.2014
Sala dos Docentes do Colégio Espírito Santo

O 3º Ciclo / Programa de Doutoramento em Filosofia  – confere o grau de Doutor – desenvolve-se, com componentes curriculares lectiva e não lectiva, e apoia-se, por um lado, em investigação realizada pelo Corpo Docente do Departamento, cujos membros pertencem todos a Centros de Investigação financiados pela FCT (CHAIA/UÉ; CIDEHUS/UÉ; CHC/UNL; CFUL/UL; IFP/UÉ; NICPRI/UÉ) e, por outro lado, tem o enquadramento institucional do Instituto de Investigação e Formação Avançada  da Universidade de Évora.

Publicado em 15.07.2014

Este curso  (com a duração de dois anos) destinado a Licenciados, quer em Filosofia, quer noutras áreas científicas que permite a obtenção de um certificado do Curso de Especialização (no final do 1º ano), de um diploma do Curso de Mestrado (quando concluída a componente curricular) e confere o grau de Mestre, após a defesa da dissertação final. O Curso tem três áreas de especialização – Filosofia Contemporânea; Filosofia em Portugal; e Ética, Género e Cidadania –, ligadas pelo objectivo comum de capacitar para o debate de questões fulcrais da vida colectiva e do pensamento contemporâneo, possibilitando a sua articulação com a cultura filosófica portuguesa.

Publicado em 15.07.2014

Filosofia para Crianças é uma especialização pós-graduada, criada pela primeira vez no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, e que se destina a quem pretenda  adquirir uma formação renovadora da abordagem dialógica com crianças, nomeadamente pessoas com formação de base em Filosofia e em áreas sociais, Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo. O programa tem formato interdisciplinar e interdepartamental,  cruza a fundamentação teórica com a aplicação prática e centra-se no desenvolvimento de competências mobilizadoras de atitudes de questionamento e destreza de raciocínio em crianças. A estrutura curricular oferece a oportunidade de: aprofundar a exploração de textos de iniciação às questões filosóficas; compreender a estruturação do pensamento inquisitivo das crianças; conceber sessões de Filosofia para Crianças em diversos contextos educativos formais e não formais. Os estudantes obtêm um diploma com uma especialização aplicável ao ensino, à animação de bibliotecas e à iniciativa empreendedora no campo da educação.

Prazos de Candidaturas

16 de maio a 6 de setembro  - As candidaturas submetidas até  15 de julho serão objeto  uma primeira seriação cujos resultados serão divulgados até 25 de julho. Caso o número de vagas seja preenchido, após esta data apenas serão aceites candidaturas para suplentes.

Como efetuar a candidatura

Aceder a  https://siiue.uevora.pt

Publicado em 18.06.2014
AULA ABERTA DE ESTÉTICA E ARTE ACTUAL: GILDA SANTOS CONVERSA SOBRE O LIVRO “METAMORFOSES” DE JORGE DE SENA NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA QUARTA-FEIRA, 7 DE MAIO 15H30M SALA 298 (CES)